Resenha palestra do professor
Alexandre Rezende (PUC-Campinas)
De acordo com o professor Alexandre Rezende, apesar da necessidade constante nesse século de se pensar como funciona o cérebro na aprendizagem do aluno, desde das décadas de 70 e 80, já se pensava em trazer para a sala de aula essa temática. A neurociência como uma forma de melhorar o rendimento dos estudantes.
Questionando sobre se o aluno sabe estudar, o professor abordou que, inserida na grande área da Neuroeducação, três ramos fariam parte desse processo, quais sejam: a neurociência, a psicologia e a pedagogia.
Ele acrescentou outro ramo nesse processo, a Educação Física. O palestrante asseverou que exercícios físicos (caminhar, correr, mexer o corpo) melhora a capacidade cognitiva. Outro fator importante, segundo ele, é a Nutrição, principalmente por causa da glicose, pois algumas dietas estimulariam a neuroplasticidade/organização dos neurônios.
O hipocampo: memória de curto prazo, não é consolidado.
O lobo frontal: importante para a memória de trabalho.
A emoção mobiliza a atenção e a percepção. É um sinalizador interno de que algo importante está acontecendo.
O fenômeno emocional tem raízes biológicas e foi mantido na evolução exatamente por seu valor para a sobrevivência das espécies e dos indivíduos.
Um fator importante a ser considerado é que o córtex pré-frontal é lento em seu desenvolvimento e até a adolescência não está maduro, inclusive na sua capacidade de inibir impulsos.
As emoções controlam os processos motivacionais, no momento que experimentamos uma carga emocional, ficamos mais vigilantes e que nossa atenção está voltada para os detalhes considerados importantes.
Contudo, é preciso lembrar que as emoções podem ser prejudiciais por outro lado, pois a ansiedade e estresse os hormônios glicocorticoides secretados pela suprarrenal atuam nos neurônios do hipocampo, chegando a destruí-los.
Portanto, o ambiente escolar precisa ser planejando de forma a mobilizar as emoções positivas: estimulante, alegre, relaxamento e que minimize a ansiedade.

Comentários
Postar um comentário
Olá, obrigada pelo comentário. Será bastante útil para nossa avaliação.