Continuando a falar sobre a educação .... a escala como meio de transformação.

De acordo com Libâneo, a escola caracteriza-se como unidade básica e espaço de realização dos objetivos e metas do sistema educativo. E como tal tem autonomia para confecção do seu Projeto Politico-Pedagógico, sua gestão e avaliação institucional.

Sem deixar de seguir a legislação que regulamenta o ensino, sobretudo o Fundamental, conclamo a todos a refletir sobre a cultura organizacional que sua escola está inserida.

Conforme Libâneo, a cultura da escola representa não somente as normas e regulamentações, mas também a subjetividade das pessoas, suas crenças e valores. As práticas e os comportamentos das pessoas na convivência do cotidiano influenciam o comportamento do professor na sua prática docente.

Libanêo assevera que a docência não é uma atividade meramente técnica, mas vai além disso quando compreende intelectualmente a sua prática e a transformação da mesma. Caracteriza o profissional crítico-reflexivo.

Ocupemos, então, nossos espaços na escola, almejando ser esse tipo de profissional. Assim, ocuparemos também nosso espaço político no sistema educacional brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 15 minutos na tela

A cartografia do corpo

Rosa ou rosa choque, eis a questão!