Sobre a "audiência" do Ministro da Educação com Alexandre Frota.

Hoje me dedico a refletir o que significa o episódio muito repercutido essa semana nas redes sociais sobre a "visita" do ator Alexandre Frota ao Ministério da Educação com a finalidade de levar sua contribuição à educação que deseja para o país.

Ora, obviamente o ator como representante de seus admiradores, fãs, busca divulgar e concretizar a educação que pensam ser a melhor para a sociedade.

Apesar da repercussão ter sido causada mais pela sua trajetória na vida artística, tais como filmes pornográficos e da afirmação em programa televiso que já estuprou uma mulher, acredito que podemos aproveitar a oportunidade para exigir que se cumpra o que foi aprovado. Se a sociedade participa da confecção do Plano Nacional de Educação (PNE-Federal) através da Conferência Nacional de Educação (CONAE), vamos ocupar nosso espaço e exigir o cumprimento desse plano, idependente da troca de Ministros.

"O Plano Nacional de Educação (2014/2024) em movimento

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior.

O Ministério da Educação se mobilizou de forma articulada com os demais entes federados e instâncias representativas do setor educacional, direcionando o seu trabalho em torno do plano em um movimento inédito: referenciou seu Planejamento Estratégico Institucional e seu Plano Tático Operacional a cada meta do PNE, envolveu todas as secretarias e autarquias na definição das ações, dos responsáveis e dos recursos. A elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 também foi orientada pelo PNE."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 15 minutos na tela

A cartografia do corpo

Rosa ou rosa choque, eis a questão!