A criança e a aprendizagem da língua escrita


Olá colegas!

Conforme a última postagem, aprender a ler e a escrever não é uma coisa simples. Temos as áreas de Broca e Wernicke envolvidas e suas conexões. Por isso minha proposta para o ensino e avaliação dessa habilidade é a criação de um ambiente que estimule essas áreas do cérebro para o domínio da língua escrita.

No caso do ambiente escolar, pesquisar textos, exercícios, filmes, brincadeiras, jogos que irão despertar o gosto pela leitura e escrita. Tal atividade poderá sr dividida também como tarefa de casa, envolvendo a família no processo de aprendizagem.

As pesquisas realizadas na área de leitura assinalam a importância de percepção da correspondência entre grafema/fonema. Para fazer uma trabalho adequado, as turmas não devem ser grandes para que o professor tenha possibilidade de acompanhar o desenvolvimento do seu aluno. Identificando alguma dificuldade, o correto seria ter uma avaliação multidisciplinar e encaminhar a criança para tratamento, caso seja diagnosticado algum problema neurológico ou emocional.

Para tanto, é necessário ter bons profissionais, que seja realizado um bom diagnóstico, e que não se medicalize qualquer tipo de problema sem a avaliação de um bom médico. Sabemos que, atualmente, todo tipo de comportamento diferente leva a medicalização da criança. Devemos ter cuidado e parcimônia nesse tipo de conduta.

Consulte os nossos vídeos, textos e filmes indicados na coluna do lado direito do nosso blog.

Deixe seu comentário.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 15 minutos na tela

A cartografia do corpo

Rosa ou rosa choque, eis a questão!