Sobre a capacidade de aprender a falar e a escrever


Todos nós nascemos com a competência de aprender a falar, escrever e raciocinar, enfim, ter consciência. Porém, não basta ter essa competência sem a existência de uma estimulação do meio ambiente externo.

Nosso cérebro tem janelas de abertura para a aprendizagem, se aproveitarmos a época certa, as habilidades serão desenvolvidas. 

Lembremos daqueles casos reais de crianças que foram criadas por animais selvagens, nos quais os filmes de Tarzan e Mogli, dentre outros, exemplificaram essa realidade:



Quando nascemos, o cérebro está começando a fazer suas conexões, conforme estimuladas as áreas específicas, os neurotransmissores vão acionando as diversas partes do córtex pré-frontal envolvidas na aquisiçao desse conhecimento.


A área de Broca é responsável pela expressão da fala, e a área de Wernicke é a área associativa auditiva, responsável pela compreensão da linguagem falada.

Segundo o pesquisador Francisco Mora, "... Hoje sabemos que os circuitos neurais que codificam para transformar de grafema a fonema, o que você lê e o que você diz, não fazem conexões sinápticas antes dos seis anos."  



Ou seja, quando passa esse tempo, a aprendizagem será um sofrimento ou nem será possível de que possa acontecer.



Deixe os seus comentários.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 15 minutos na tela

A cartografia do corpo

Rosa ou rosa choque, eis a questão!