Vale a pena estudar 10 anos para começar a cursar o Ensino Médio a fim de fazer a prova do vestibular? 

Ficar na caixinha?



Fiquei pensativa sobre essa questão de sair da caixinha. Minha irmã tem uma filha adolescente, terminando o ensino fundamental nesse ano. Agora, está refletindo em qual escola ela deverá cursar o ensino médio. Nessa procura, me deparei com essa questão do vestibular.

São tantas informações a aprender ainda no ensino médio, um mundo se ampliando nessa fase, onde vamos multiplicando nossas conexões cerebrais. Como ficar presa em estudar de acordo com o que é exigido nos concursos vestibulares, no Enem,...?

Além disso, esse ambiente urbano de violência, trânsito caótico, estresse em diversos tipos de atividades laborais, tudo implicará na vida desses jovens. Qual o mundo que vão encontrar e como será sua atuação profissional?

Para tanto, sair dessa pré-ocupação do vestibular, buscar o autoconhecimento e pensar em ser feliz naquilo que se faz, utilizar as múltiplas inteligências, conforme Howard Gardner, é a saída para procurar uma escola que privilegie a formação do jovem para além das provas de concurso vestibular. 

Talvez, com esse novo paradigma, os jovens poderão extravasar suas emoções, ampliar seu relacionamento intra e interpessoal.

Fica essa dica para orientar em qual escola escolher para atender mais o perfil do seu filho.

Deixe os seus comentários.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 15 minutos na tela

A cartografia do corpo

Rosa ou rosa choque, eis a questão!