Ainda sobre o Ensino Médio...




Para uma aprendizagem baseada na solução de problemas, é necessário criar o hábito da pesquisa e de investigação. Se o professor está preocupado somente em preparar para fazer provas, com será criado o hábito da pesquisa? 

A metacognição poderia ser justamente utilizada nesse momento, acionando as funções executivas superiores do cérebro. Quando problematizamos o conteúdo e o aluno é o sujeito desse processo, ele  será o responsável por planejar, monitorar e testar as soluções para o problema a ser investigado.

Com uma aprendizagem assim, não basta somente a aula dentro de um espaço fixo, com cadeiras e quadro. Organização de trabalhos em grupo, escolha de filmes, pesquisas em bibliotecas, visitas a museus, etc..

Estruturada dessa forma, a aula passa a ser significativa, as conexões são multiplicadas, tudo é passível de ser conectado, tanto no conteúdo de uma determinada disciplina, como entre as outras disciplinas, ensino multidisciplinar e interdisciplinar. A escola pode incluir em seu planejamento a possibilidade do professor dividir sua carga horária levando em conta essa didática.

O resultado final desse processo de aprendizagem é, sobretudo, a construção de conhecimentos.Atualmente, temos a tecnologia que facilita o planejamento das atividades, lançando  mão de aplicativos e outros recursos de multimídia. O professor disponibiliza uma oportunidade de construção de aprendizagem, onde a prova será apenas uma etapa dessa aprendizagem.

Deixe o seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 15 minutos na tela

A cartografia do corpo

Rosa ou rosa choque, eis a questão!